Fonte: www.valor.com.br
Por Salete Silva | De São Paulo
Varginha, no sul de Minas Gerais, e Juazeiro, no interior da Bahia, são os municípios que receberam este ano seu primeiro shopping. Nos próximos meses, mais oito cidades do interior de diferentes Estados do país devem inaugurar seu primeiro grande centro de compras, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrace).
Embora localizadas em diferentes partes do país, as cidades que recebem seu primeiro shopping center têm em comum o número de habitantes, abaixo de 500 mil, e localização estratégica para atrair visitantes de toda região.
Inaugurado há três meses, o Via Café Garden Shopping colocou Varginha no circuito dos grandes centros comerciais do sul de Minas Gerais, segundo o superintendente do empreendimento, Alexandre Botelho. A região, ele informa, registrou nesse período valorização imobiliária, desenvolvimento e incremento da área turística e criou cerca de 3 mil emprego diretos e indiretos.
Desde a inauguração, o Via Café tem registrado venda bruta mensal de R$ 12 milhões, com fluxo mensal ao redor de 350 mil pessoas, quase três vezes mais que o total de 132 mil habitantes do município. Além da variedade de lojas, atraem o público novidades de lazer e serviços inéditos na região, como a praça de alimentação e o cinema, que levou para a região a primeira sala com tecnologia 3D.
Na avaliação de Thiago da Silveira, proprietário da Dom Caixote Cervejas Artesanais e Cafés Especiais, que tem uma loja no shopping, o Via Café Garden representou um divisor de águas na cidade, modificando a cultura local e a visão da população sobre serviços.
Localizado no Vale do São Francisco, região que tem a vitivinicultura e as exportações de frutas como impulsionadores da economia local, o Juá Garden Shopping recebe desde sua inauguração, em março deste ano, cerca de 200 mil visitantes mensais. Juazeiro tem 218 mil habitantes.
De acordo com o superintendente do Juá Garden, Alexandre Felipe, as pessoas deixaram de se deslocar para outras cidades em busca de lazer e já podem usufruir de serviços diversos antes inexistentes na cidade. O faturamento, diz ele, tem sido em média 12% superior em relação a o esperado. O Juá criou quatro mil empregos diretos e indiretos.
A maior parte das inaugurações em outros Estados está prevista para o segundo semestre. Até o final do ano, Bragança Paulista e Itaquaquecetuba (SP), Timon e Caxias (MA), Carapicuíba (SP), Paragominas (PA), Picos (PI) e Alvorada (RS) deverão receber seu primeiro shopping. Com 500 mil habitantes, Carapicuíba ganhará em setembro o Plaza Shopping Carapicuíba. Além de atender uma região carente por entretenimento, lazer e opções de varejo, o shopping deverá criar quatro mil postos de trabalho, segundo João Batista Costa, presidente do grupo Del Rey, responsável pelo empreendimento.
Em Paragominas, a expectativa é que o primeiro shopping, com previsão de inauguração em outubro, valorize a região. “O varejo vai ganhar um novo conceito contribuindo para elevar o padrão do comércio local”, diz o empresário Roberto Ferreira, que terá no local uma loja de produtos de tecnologia.
Em Alvorada (RS), empresários do Praça Alvorada Shopping Center, a ser inaugurado também em outubro, estão otimistas. Otelmo Albino Brebes, que abrirá no local uma loja de mix completo, que vai de móveis e aparelhos eletrônicos à moda e roupa de cama, mesa e banho, entre outros produtos, espera ter um faturamento de R$ 10 milhões no primeiro ano de operação.