HISTÓRIA

A Tenco foi fundada em 1988, como uma empresa de engenharia nas áreas de incorporação e construção. A partir de 2001, especializou-se nas áreas de desenvolvimento, gerenciamento, comercialização e administração de shopping centers e foi a primeira do segmento a desenvolver o Conceito Garden na concepção dos projetos.

A empresa tem no seu portfólio obras de destaque como o Edifício Empresarial Tenco e o Edifício Parc Julien Riant, em Belo Horizonte. Outros grandes empreendimentos realizados foram as lojas do Mc Donald’s em BH, Recife, Rio e Brasília, a Tok & Stok também na capital mineira e a Outback no Rio de Janeiro.

Foi a Tenco a primeira a lançar um shopping de decoração em Belo Horizonte, o Ponteio Lar Shopping; um mall de entretenimento em Brasília, o Píer 21; o primeiro lifestyle de BH, o Pátio Savassi; o Itaú Power Shopping em Contagem/MG, e inaugurou o primeiro shopping de várias cidades, como o Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte; o Roraima Garden Shopping, em Boa Vista; o Via Vale Garden Shopping, em Taubaté; e lançou, Amapá Garden Shopping em Macapá (AP); o Arapiraca Garden Shopping em Arapiraca (AL), o Lages Garden Shopping em Lages (SC) e o Metropolitan Shopping Betim, em Betim.

Além disso, lançou em 2013 outros 6 novos shoppings pelo Brasil: Bragança Garden Shopping (SP), Garanhuns Garden Shopping (PE), Guarapuava Garden Shopping (PR), Itaquá Garden Shopping (SP), Juá Garden Shopping (BA) e Via Café Garden Shopping.

Como consequência do seu trabalho transparente, idôneo e eficiente, a Tenco Shoppings Centers já conquistou diversos prêmios nacionais e regionais. Em 1992 – Prêmio Nacional Fornecedor do Ano do McDonald’s; Em 1995 – Prêmio ABERJE, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (regional) – Categoria Jornal Externo; Em 1996 – Prêmio ABERJE, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – (nacional); Em 1997 – O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) escolheu três obras incorporadas pela Tenco como melhores da história de Belo Horizonte.

Em 2008 – A Tenco recebeu o prêmio Nossa Gente como Maior Capital Externo na Área Comercial do Estado do Amapá; E além disto, no mesmo ano o diretor-presidente e sócio-fundador da Tenco, Eduardo Gribel, foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal e Empresarial, concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, e o Prêmio Empresário do Ano, concedido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Betim.

Em 2013 – 11º prêmio destaque da Engenharia Civil, que foi entregue a empresas que se destacaram como as melhores fornecedoras do setor da construção da civil.

Em 2015, a Tenco Shopping Centers fez história criando um projeto inédito que envolveu os colaboradores da empresa e gerou visibilidade em todo o país: uma expedição a um dos pontos mais altos do país e um dos lugares mais exóticos e bonitos do mundo, o Monte Roraima (RR).

Em 2016, A Tenco Shopping Centers aumentou seu portfólio de shoppings por meio da aquisição do Jaraguá do Sul Park Shopping, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. No mesmo ano, o Arapiraca Garden Shopping recebeu da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e da GPTW (Great Place To Work), o Prêmio Destaque na categoria Melhor Shopping para se trabalhar no Brasil.

Em 2017, o Lages Garden Shopping recebe, pela segunda vez, o prêmio Top Of Mind do Instituto Mapa e Fecomércio. No mesmo ano, o Juá Garden Shopping recebe da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e da GPTW (Great Place To Work), o selo de 5ª Melhor Empresa para se trabalhar na Bahia. A premiação foi ainda mais significativa com a conquista do 1° lugar entre os Shopping Centers de todo o estado para se trabalhar no Brasil.